Você vai concordar que hoje em dia existe uma verdadeira disputa de marcas tentando atrair consumidores. Nesta briga diária ganha quem cativa o público no lugar certo e na hora certa. Como conseguir isso?

O Marketing possui diversas vertentes de atuação, cada uma com um propósito específico. Dentre elas temos o que chamamos de Marketing de Experiência, ou Live Marketing.

Neste artigo vamos falar o que é Live Marketing e como ele utiliza as ações promocionais para atrair o público através de estímulos (e fazer com que sua marca se destaque em meio a tanto barulho).

O que é Live Marketing?

A palavra “live” vem do inglês e significa “ao vivo”. Partindo desse princípio já matamos metade da charada e conseguimos entender o que é Live Marketing. Também conhecido como Marketing de Experiência, ele atua com ações promocionais no momento que mais importa para consumidores e shoppers: o agora.

Você já ouviu falar em Marketing Promocional? Explicando de uma forma resumida, o Marketing Promocional trabalha na execução e tática das ações promocionais.

No entanto, o mercado passou a exigir um pouco mais das agências. Além da execução e tática, era preciso entregar a estratégia e assim nasceu o Live Marketing. Portanto, dizemos que o Live Marketing é uma evolução do Marketing Promocional.

Para o Live Marketing, proporcionar o engajamento entre marca e consumidor é muito mais importante do que fazer a marca aparecer, apenas. E como ele atinge esse objetivo?

Lembra do “ao vivo” que falamos ali em cima? O Live Marketing vai até onde os consumidores e o público de sua marca estão e, no momento presente, explora os 5 sentidos humanos – visão, adição, olfato, tato e paladar – por meio de ações promocionais.

Isso significa dizer que o Live Mkt leva experiências reais e marcantes da sua marca para o público que você quer atingir (e agora já matamos a outra metade da charada).

Aliás, aqui é preciso destacar: quando falamos de marcas e consumidores, também estamos falando de empresas e seus colaboradores. Isso porque o Live Marketing também está presente no âmbito corporativo, através de ações que visam uma comunicação interativa e estratégica entre organização e funcionários.

Então, anota aí:

O Live Marketing busca aproximar marcas e seu público, empresas e seus colaboradores, através de ações em tempo real que incentivam a experiência e a interação.

Por que o Live Marketing é importante?

Você entendeu o que é Live Marketing. Agora, imagine que você queira ativar um produto, promover vendas ou rotatividade em um estoque, por exemplo. Quem sabe você queira engajar os colaboradores a participarem de uma campanha na empresa?

Seja qual for o motivo, com o Live Marketing o público a ser atingido participa de experiências sensoriais, vivenciando a marca, o produto ou serviço. Essa interação tem um objetivo principal: criar conexão emocional que vise a geração de fidelidade e influência na decisão da compra (ou aceitação de uma nova ideia, por exemplo).

Merchandising no PDV, ações em eventos, campanhas de incentivo, endomarketing, enfim, o leque de atuação do Marketing de Experiência é amplo. Para entender melhor, dá uma olhada nas suas modalidades de atuação.

Modalidades do Live Marketing

O Live Marketing possui 5 modalidades:

  • Promoção
  • Eventos
  • Merchandising
  • Incentivo
  • Digital

Para cada modalidade existem ferramentas específicas que empresas podem utilizar para atingir seus objetivos.

Como exemplo, em Promoção podemos ter ações como sorteio e concurso cultural; em Eventos, rodadas de negócios e feiras; em Merchandising, product placement e trade marketing; em Incentivo, viagens e premiações; e no Digital, gameficação.

Para que você possa visualizar melhor as ferramentas de cada modalidade, disponibilizamos um infográfico com as principais ferramentas do Live Marketing. Nesse material você terá uma boa visão do número de ações promocionais que o Marketing de Experiência engloba.

Material: Ferramentas de live marketing

Concluindo

O Live Marketing tem tudo a ver com experiência e seu foco é proporcionar a interação entre empresa e público. Para ele, o momento mais importante é o agora, ou seja, o exato momento em que o consumidor e a marca começam a interagir.

Ficou claro para você o que é Live Marketing? Aqui mesmo no blog já mostramos alguns exemplos de ações promocionais em épocas específicas como verão, Natal, Carnaval e Páscoa, além de merchandising em PDV e em eventos, para você ter uma ideia de como funciona o Live Marketing na prática.

Como falamos, sua abrangência é ampla e exatamente por isso são inúmeras suas ferramentas. Tudo começa com a definição do objetivo a ser atingido. Após isso, é possível começar a criar ações para que seu público tenha experiências sensoriais com sua empresa/marca/produto/serviço.

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você. Deixe um comentário contando para nós o que achou e se você conseguiu entender melhor o conceito de Live Mkt. Aproveite e conte para nos se ações de Marketing de Experiência fazem parte das estratégias da sua empresa.

E para saber mais sobre o assunto, deixamos aqui um convite: acesse nosso e-book Live Marketing: a evolução do Marketing Promocional. Até a próxima!

One thought on “O que é Live Marketing? Saiba mais sobre a evolução do Marketing Promocional

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