“Olha a cobra! É mentira!”. Quem ouve essa frase logo associa com fogueiras, canções clássicas e muitas gostosuras típicas. Uma Festa Arraiá é capaz de trazer a sua equipe mais para perto e, melhor ainda, criar lembranças emotivas que irão uní-los e motivá-los. Isso tudo utilizando as memórias afetivas de um evento tão tradicional. Outro fator importante: é um evento que pode acontecer o ano inteiro!

Vai ficar olhando a música tocar ou fazer parte da quadrilha de dança?

    

Junho e julho são os meses mais comuns para promover uma Festa Arraiá. Porém, como se tornou algo tão bem aceito por todos, acabou se transformando em uma ação atemporal. Por esse motivo, todos irão gostar de aproveitar das festividades e atrações populares que são tão características. Como fazer isso dentro da empresa? Com Live Marketing é fácil.

Festa Arraiá: uma quadrilha para todos colaboradores!

Todos estarão convidados a participar das atividades. E, o mais relevante, podem até mesmo assumir tarefas, como: construir uma barraca de pescaria, organizar um casamento na roça, entre outros. Ou seja, acaba se tornando um evento coletivo. São responsabilidades simples que podem ser divididas sem grandes burocracias. Mais uma alternativa, é utilizar apenas uma das atrações para marcar uma data especial.

A Festa Arraiá pode ser super completa, com tudo que tem direito: barracas de brindes, tiro ao alvo, pescaria, casamento caipira, danças folclóricas e muito mais. Mas também pode fazer parte de uma ação individual. Para comemorar uma conquista do time, por exemplo, surpreendê-los com uma brincadeira temática acompanhada de basta comida típica. Uma celebração diferenciada!

Por que é importante investir no engajamento?

Sabemos que realizar eventos em momentos especiais e datas comemorativas, como Dia dos Pais, Copa do Mundo, Carnaval, Natal, Verão e a Festa Arraiá requerem um objetivo bem claro. Em muitos casos, é bastante prático: obter um time mais motivado e engajado. Uma das líderes de uma consultoria de engajamento, esclareceu que o sucesso de muitas empresas está relacionado com o investimento no ativo humano, ou seja, no bem-estar dos colaboradores. São lugares que perceberam que um time engajado e feliz acaba se doando mais e indo além do esperado.

A reportagem que traz o título “empresas que enriquecem têm mais funcionários engajados – e vice-versa” chama atenção para a importância de deixar a equipe satisfeita, com ênfase nas recompensas, lideranças e oportunidades. É um ciclo do bem: a receita cresce junto com o engajamento. A equipe com a motivação lá no alto traz mais resultados e ajuda a todos avançarem no mercado.

Outro estudo, de 2010, alertava na época sobre como era imprescindível estar de olho no engajamento dos colaboradores. Novamente, o rendimento está completamente associado com estar motivado. A Right Management, consultoria especializada, entrevistou mais de 30 mil pessoas de 15 países, inclusive brasileiros, chegando ao seguinte número: quem está motivado é pelo menos 50% mais produtivo.

Engajar não faz apenas parte da área de RH. Virou um caso de saúde do negócio. Uma pesquisa diferente, organizada pela consultoria Gallup, em 2017, constatou uma relação entre colaboradores engajados e clientes satisfeitos, o que resultava em 20% a mais de vendas. Tornou-se uma prioridade investir nos talentos da empresa e proporcionar reconhecimento.

Como é possível investir no engajamento? Primeiro, é preciso saber:

  • não basta apenas reconhecimento financeiro. Embora um plano de carreiras e oportunidades profissionais sejam essenciais, isso não é um “diferencial”, mas o “básico”;
  • o colaborador tem que se sentir parte dos processos da empresa e inserido em sua rotina;
  • entender a visão, missão e valores da empresa são essenciais para fazer com que as pessoas compartilhem dos mesmos princípios;
  • benefícios adicionais devem trazer mais qualidade de vida diária;
  • o reconhecimento está no topo da lista do engajamento.

Festa Arraiá: ações de Live Marketing para aumentar a motivação

Uma Festa Arraiá tem um significado mais profundo do que um evento qualquer. É uma forma de fazer com que todos os itens acima estejam inseridos na rotina das equipes. Eles irão se envolver para organizar uma atividade para todos da empresa, conseguirão perceber que estão fazendo parte de algo maior, trarão os valores para dentro das atividades e sentirão que estão sendo reconhecidos por isso.

Ideias para sua Festa Arraiá

  1. Promover concursos de fantasias, com roupas caipiras caprichadas;
  2. Organizar mesas de quitutes tradicionais para o lanchinho do dia, em uma mesa com toalhinha xadrez, decoração de bandeirolas, sempre evidenciando o nome da empresa;
  3. Colocar tags divertidas com frases nas mesas para as pessoas tirarem fotos, como “rainha da festa caipira” ou “rei do arraiá” e inserir a marca da empresa;
  4. Trazer uma dupla de sanfoneiro e violão para tocar clássicos caipiras nos intervalos;
  5. Instalar uma pipoqueira decorada para os colaboradores utilizarem.

São ideias que podem ser utilizadas em conjunto ou isoladamente. O essencial é que todos entrem no espírito! Quer saber como trazer mais engajamento com uma Festa Arraiá? Converse conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.