Não adianta, por mais que a pessoa não seja um grande fã de futebol, é só chegar a Copa do Mundo que o coração bate mais forte. Aí, fica impossível não entrar no clima e vestir o verde e amarelo. O que isso significa? Que todo mundo, ou pelo menos a grande maioria, está compartilhando um sentimento de empolgação muito parecido. Uma excelente oportunidade para falar com as pessoas!

A sua marca está preparada para marcar um gol de placa para a torcida?

É uma ótima hora para colocar ações de Marketing em prática. Lembrando que é uma época com inúmeras possibilidades, mas que você deve se concentrar em quem realmente interesse no momento. Desta vez, iremos enfatizar algumas ideias com um foco bem específico: os colaboradores da empresa. Reforçar a marca internamente é fundamental. E, na Copa do Mundo, há vários meios de engajar a equipe por meio do Endomarketing.

Será que ainda dá tempo de programar algo? Sim!  Determinadas ideias são de execução fácil, mas com alto retorno. Outras, podem requerer uma parceria, como para reunir os colaboradores para assistir uma partida num local externo. Por isso, fique atento ao calendário. Os próximos jogos do Brasil serão:

  • 22/06, sexta-feira, 09h00 – Brasil x Costa Rica
  • 27/06,quarta-feira, 15h00 – Brasil x Sérvia

Preparado para colocar todo mundo na mesma torcida? Confira as dicas de Endomarketing que separamos para unir ainda mais o seu time.

5 ideias de Endomarketing para Copa do Mundo

O Endomarketing tem sido por muito tempo uma ferramenta para trazer os colaboradores para perto do propósito da empresa e agregar mais valor para a marca. No entanto, para se destacar do que é “lugar-comum” e realmente fazer as pessoas se interessarem de verdade, é preciso ir até eles e tratá-los da mesma forma como os consumidores. Há alguns exemplos que exploram datas como Carnaval, Páscoa e Natal.

O Endomarketing é bastante flexível, justamente para atender a forma que mais combina com a empresa. Isso faz com que a “customização” das ações atinja em cheio o objetivo de reter talentos e elevar a motivação das áreas. Além disso, é uma maneira de atrair profissionais que acabam se identificando com os seus valores. O Live Marketing, por exemplo, não é exclusivo dos consumidores. Ele pode e deve ser usado para engajamento interno.

Com todas essas ideias em pleno vapor, separamos 5 que podem ser as campeãs dos seu colaboradores.

1. Para entrar no clima: ambiente temático e interação!

Tudo está colaborando para que as pessoas se sintam empolgadas com a Copa do Mundo, mas é uma boa ideia reforçar que a sua marca também está super afinada com o que está acontecendo! É diferente quando um funcionário chega no trabalho e encontra o mesmo ambiente do que quando ao entrar na recepção já vê bandeirolas, mascotes da seleção e um calendário com eventos nos dias de jogos. Uau! Aí sim, o torcedor que há em todos nós acaba vindo à tona. E não é bacana perceber que a sua empresa é que está possibilitando isso?

Não é preciso um orçamento nas alturas para proporcionar essas sensações. Pequenas mudanças podem contribuir bastante. O investimento e a criatividade devem andar juntos, mas é possível fazer mais com menos. Aqui, sugestões para vários bolsos:

  • decoração temática;
  • televisão ou telão com transmissão ao vivo para todos;
  • cornetas e adereços;
  • pipocas, salgadinhos e brigadeiros para petiscar;
  • camisetas da empresa personalizadas com as cores do Brasil ou com uma mensagem sobre a Copa do Mundo;
  • sorteio de brindes nos intervalos;
  • promoção de bolão interno com brindes ao final de cada partida do Brasil e no final do campeonato;
  • animador para aumentar a interação.

2. Quem é o torcedor mais animado da empresa?

A caracterização é uma forma de festejar a Copa do Mundo. Por isso, o que não falta são personagens e mascotes que surgem exclusivamente nesta época. Que tal usar isso para aumentar o engajamento? Há variadas alternativas para os profissionais adotarem e, no final, pode existir uma votação com brinde para o torcedor mais empolgado! Exemplos:

  • Perucas e mechas coloridas;
  • Abadás e fantasias temáticas;
  • Decoração de unhas ou maquiagem.

3. Espaços de interação com games de futebol

Como nem toda empresa tem espaço ou pode disponibilizar quadras para os colaboradores baterem uma bolinha, uma opção é criar um espaço com games de futebol para todos jogarem nos horários de intervalo. Assim, mesmo quando o Brasil não estiver em campo, as pessoas vão encontrar um local para lazer e integração com os colegas. Também, dentro da ideia, pode ser feito:

  • premiação para os setores com mais competidores;
  • ganhador, segundo e terceiro lugar geral em pontuação nos jogos;
  • montagem de uma arquibancada pequena, mas que outras colegas possam assistir.

4. Todo mundo com seu kit torcedor!

Um kit torcedor pode ser personalizado de acordo com o orçamento de cada empresa. Mas, na maioria dos casos, acaba sendo um investimento baixo. Basta apenas reunir o que os torcedores mais gostam: adereços temáticos, faixas, pompons, plaquinhas com mensagens engraçadas, tinturas para maquiagem facial, bandeiras e cornetas. Isso que só falamos dos principais insights!

5. Quem nunca brincou com álbum de figurinhas?

Antes mesmo da Copa do Mundo, os álbuns de figurinhas do evento estavam a mil. Agora, pode ser o momento de distribuir um por setor, com alguns pacotes para começarem. A ideia é reunir as equipes em função de preencher e completar o quanto antes todos os jogadores. Com isso, você consegue:

  • fazer competições com brindes para quem completar o álbum ou alguma seleção antes do restante;
  • promover a integração entre as pessoas, pois estarão trocando figurinhas entre setores;
  • sortear os álbuns entre os colaboradores quando acabar o evento.

Bônus: dicas para ativação da marca na Copa do Mundo

Agradar os colaboradores é um dos caminhos certeiros para alcançar o propósito da marca. No entanto, não dá para deixar de falar dos clientes. Por essa razão, como bônus, deixamos 5 dicas para ativação durante a Copa do Mundo:

  1. Utilização de caminhões ou veículos de LED para transmissão de jogo em locais públicos.
  2. Caravanas com ônibus de turismo que irão levar os clientes para assistir os jogos em um locais especiais (e de surpresa!).
  3. Outdoors sendo grafitados ou transformados em tempo real durante e após os jogos com a identidade da marca.
  4. Distribuição de brindes exclusivos da marca para os consumidores presentes em eventos por meio de roletas de jogos, brincadeiras de adivinhar, entre outros.
  5. Utilização de serviços diferenciados de distribuição de doces e petiscos, como uma “FoodBike” com brigadeiro e docinhos temáticos, cafés especiais com nomes de jogadores, etc.

Está interessado em encontrar a melhor forma de promover Endomarketing ou fazer uma ativação de marca diferenciada na Copa do Mundo? Converse com nossa equipe!

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