Sabe quando uma criança quer chamar a atenção no meio de vários adultos? Ela não obedece aos pais, às vezes chora, fica manhosa, corre pra lá e pra cá, enfim, as reações são diversas. Agora troque um pouco o cenário e transforme a criança pela sua marca e os adultos, pelo público que você deseja atingir.

Nesta nova situação, imagine que sua marca queira chamar a atenção para destacar-se ainda mais (ou, quem sabe, ela esteja um pouco escondida). Em ambas as situações, o que ela precisa é de um empurrãozinho. O empurrãozinho, no caso, seriam as ações promocionais de Live Marketing, também conhecido como Marketing de Experiência.

Pensando justamente em ajudá-lo a destacar sua empresa com a divulgação de produtos, serviços e da sua marca, resolvemos separar algumas sugestões de ações promocionais de sucesso. Para isso, tomamos como base aquelas modalidades de Live Marketing que apresentamos em nosso infográfico:

  • Digital
  • Eventos
  • Merchandising
  • Incentivo
  • Promoção

Então, vamos para o empurrãozinho?

Material: Ferramentas de live marketing

Ideias de Ações Promocionais de Sucesso

Digital

Falar que hoje em dia todo mundo está conectado chega a ser redundante, mas desde já pedimos desculpas porque precisamos reforçar: hoje em dia a maioria de nós não vive sem fazer algumas visitas no mundo digital.

Para ações de Live Marketing no meio digital, pense em três coisas: informar, entreter e relacionar. Você pode, por exemplo:

  • Incentivar consumidores a usarem a hashtag (#) de uma campanha em troca de brindes (para a melhor foto, por exemplo).
  • Fazer uma campanha que dê XX% de desconto por um período Y assim que a postagem alcançar um número determinado de compartilhamentos.
  • Envolver o seu consumidor em sorteios nas redes sociais.
  • Criar uma gameficação para entreter e engajar os consumidores com a sua marca.

Eventos

Você já ouviu sobre a importância de participar de feiras de negócios? Para resumir, citamos três grandes motivos para você procurar feiras do seu setor e colocá-las em seu planejamento de marketing:

  • Feiras de negócio são segmentadas, ou seja, o público que visita esse tipo de evento é especializado e, portanto, tende a ser mais qualificado.
  • Falando em público, pense em quantos contatos sua empresa fará em 2, 3, 4 dias de evento. E novamente: estamos falando de um público segmentado.
  • Justamente por ser segmentado, em ambientes assim você dará de cara com o que seus concorrentes estão fazendo. Ok, você pode nem querer ouvir falar na concorrência, mas uma coisa é certa: você precisa saber o que a marca ao lado está aprontando (e o que o mercado está pedindo) para poder dar um passo à frente.

Ao participar de uma feira de negócios, nossa dica é preparar ações em seu estande que interajam com o público. Aqui vale combinar outras modalidades do Live Marketing, como ações no meio digital, por exemplo.

E se para o seu negócio não cabe uma feira, que tal você mesmo criar um evento? Pense em um tema que seja atrativo, selecione um público qualificado e convide-o para participar. Durante o evento, aproveite para explorar ações promocionais que divulguem sua marca, produto e/ou serviço!

Merchandising

Cada modalidade do Live Marketing merece um livro especial só para ela, e no merchandising isso não é diferente. Aqui, separamos três sugestões:

Dica PromoBoo: Você sabe a diferença entre Product Placement e Tie In? Em nosso artigo Product Placement x Tie In: você sabe diferenciar essas técnicas de Merchandising? contamos pra você.

Incentivo

Em O que é Live Marketing? comentamos que o Marketing de Experiência também é usado para relacionamentos entre empresas e colaboradores. Indo além, o mundo B2B também pode utilizar dessa ferramenta.

Para enfatizar a questão, aqui na modalidade de incentivo você pode engajar equipes internas, parceiros, fornecedores e canais de vendas. Algumas ideias:

  • Premiação por performance.
  • Programas de pontos para gerar fidelização com os clientes.

Promoção

Que tal o famoso compre X pague X para tornar seu produto mais atrativo aos olhos do consumidor? Ou um junte e troque? Outra sugestão é fazer um concurso cultural e, assim, permitir com que o público interaja mais com a marca e participe da sua ação.

Percebeu como ações promocionais de sucesso são variadas?

Poderíamos ficar horas escrevendo sobre o tema e mesmo assim ele não se esgotaria. Ações promocionais de sucesso são primordiais para empresas que querem ver sua marca na frente da concorrência.

E quando falamos em ações promocionais, damos ênfase àquelas que são a essência do Live Marketing, ou seja, as que buscam a interação entre marca-consumidor. O X da questão nesse caso é dar ao público aquilo que ele irá marcá-lo: experiências reais e marcantes no exato local em que ele se encontra.

Não tem segredo! E caso você tenha alguma dúvida sobre Live Marketing, leia nosso artigo O que é Live Marketing? Saiba mais sobre a evolução do Marketing Promocional.

Aproveite que você está aqui e conte se ações promocionais de sucesso fazem parte do planejamento de marketing da sua empresa. Como falamos no início, nossa intenção era dar um empurrãozinho com ideias para destacar ainda mais sua marca, ou para começar a pensar em divulgação.

Demos o empurrão e o convidamos também a unir-se a compartilhar conosco suas ideias e sugestões nos comentários. Até a próxima!

 

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